segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Idealista [INFP]

Para o INFP cura significa reparar aquelas divisões que atormentam a vida privada e os relacionamentos de uma pessoa. Isso significa cuidar de si mesmo e relacionar-se com outros de uma maneira conciliadora, ajudando a restaurar a unidade, a integridade perdida, ou o que INFPs chamam de "unicidade". Esses Idealistas apresentam uma face tranqüila e visivelmente agradável para o mundo, mas apesar de toda aquela aparência de ser uma pessoa gentil e fáceis de se lidar, interiormente eles são tudo menos serenos, tendo uma capacidade de importar-se não geralmente encontrada em outros Tipos. Idealistas se importam profundamente – apaixonadamente – por algumas poucas pessoas especiais ou uma causa predileta, e o seu objetivo fervoroso é trazer paz ao mundo e plenitude para si mesmos e para os seus amados.

Como uma variante dos Idealistas de Platão ou dos Eticistas de Aristótles, os INFPs são pouco diferentes de outros xNFx na maioria dos aspectos. Como todos os xNFx eles são abstratos na comunicação e colaborativos na implementação de objetivos. Eles querem aprender sobre humanidades, são preocupados com moral e trabalham bem em grupo. Por tendência eles são altruístas, crédulos, místicos, situados em caminhos, e com seu olho no amanhã. Eles baseiam sua auto-imagem em serem vistos como empáticos, benevolentes e autênticos. Frequentemente entusiastas, eles confiam na intuição, anseiam por romance, buscam identidade, reconhecimento de valor, e aspiram pela sabedoria do sábio. Intelectualmente eles têm a tendência de praticar a diplomacia [xNFx] muito mais do que a estratégia [xNTx], logística [xSxJ] e especialmente a tática [xSxP]. Além disso, com sua natureza de curiosa e exploradora eles se inclinam mais ao papel informativo do Advogado [xNFP] do que ao papel directivo planejado do Mentor [xNFJ]. E por causa do seu isolamento e reserva eles parecem se importar mais em ser o Curandeiro [INFP] de conflitos que um Defensor de Causas [ENFP] do povo.

Idealistas têm um senso profundo de idealismo derivado de sua forte moralidade pessoal, e de sua concepção do mundo como um lugar ético e honorável. De fato, para entender os Idealistas, devemos entender o seu idealismo como quase ilimitado e abnegado, inspirando-os a fazerem sacrifícios extraordinários por alguém ou por algo em que eles acreditem. Eles são Shamãs, Pajés ou Médicos Feiticeiros da tribo, os Príncipes ou Princesas dos contos de fadas, o Verdadeiro Cavaleiro ou Defensor da Fé, como Don Quixote ou Joana D’Arc. Isolados pelo sua reclusão e pela sua raridade (cerca de um por cento da população), o seu idealismo os deixa se sentindo ainda mais isolados do resto da humanidade.

Pode ser que os Idealistas procurem unidade dentro deles próprios, e entre eles próprios e os outros, por causa do sentimento de alienação que vem com sua infância frequentemente infeliz. INFPs vivem uma infância preenchida de fantasia, a qual, infelizmente, é desencorajada ou mesmo punida por muitos pais. Com pais que requerem deles que sejam sociáveis e habilidosos de formas concretas, Idealistas chegam a enxergar a si próprios como patinhos feios. Outros tipos podem não se importar para as expectativas parentais que não se encaixam com eles, mas não os INFPs. Desejando satisfazer seus pais e irmãos, mas não sabendo ao certo como fazê-lo, eles tentam esconder suas diferenças, acreditando que eles são sem valor por serem tão fantasiosos, tão diferentes de seus irmãos e irmãs mais sólidos. Eles se perguntam, alguns deles para o resto de suas vidas, se eles são legais. Eles são completamente legais, somente diferentes dos outros cisnes criados em uma família de patos.

Ainda assim, Idealistas acham difícil acreditarem neles mesmos e confiarem neles mesmos. Profundamente comprometidos com o positivo e o bom, mesmo ensinados a acreditar que há a maldade neles, eles podem vir a desenvolver uma certa fascinação com o problema do bem e mal, sagrado e profano. Eles são inclinados à pureza, mas podem tornar-se vidrados pelo pecado, continuamente na observação da perversidade que espreita em seu interior. Então, quando eles acreditam que cederam a uma tentação impura, eles podem se inclinar para atos de auto-sacrifício em reparação. Outros raramente detectam esta desordem interna, entretanto, a luta entre o bem e o mal é interior ao INFP, que não se sente compelido a fazer esta questão pública.

Avaliando coisas e tomando decisões, Idealistas preferem seguir sua intuição, ao invés da lógica.Eles respondem ao belo contra o feio, ao bem contra o mal, e a moral contra o imoral. Impressões são obtidas de uma maneira fluida, global e difusa. Metáforas vêm naturalmente para eles mas podem ser forçadas. Eles têm um dom para interpretar símbolos, tanto quanto criá-los, e por isso escrevem de maneira lírica, poética. Eles mostram uma tendência de tomar liberdades deliberadas com a lógica, acreditando como eles fazem (e diferente dos Racionais) que a lógica é algo opcional. Eles também podem, às vezes, assumir uma injustificada familiaridade com certo assunto, acreditando de sua maneira impressionista que eles “sabem tudo sobre isso”, apesar de eles nunca terem realmente dominado os detalhes. Eles têm dificuldade em pensar em termos condicionais “se-então”; eles tendem a ver as coisas como pretas ou brancas, e podem ser impacientes com contingências.

No trabalho, Idealistas são adaptáveis, saúdam novas idéias e novas informações, são bem conscientes das pessoas e seus sentimentos, e se relacionam bem com a maioria dos outros, embora com alguma reserva. Eles não gostam de interrupções telefônicas e trabalham bem sozinhos. Eles são pacientes com situações complicadas, mas impacientes com detalhes rotineiros. Eles podem cometer erros de fatos, mas raramente de sentimentos. As escolhas de carreira dos INFPs deveriam tender para o ministério, trabalho missionário, serviço social, pesquisa bibliográfica, tutor, aconselhamento de crianças, ensino de nível superior em humanas- e longe dos negócios. Eles parecem capazes de aplicarem-se escolasticamente para ganhar o treino necessário para o trabalho profissional, e geralmente saem-se melhor na faculdade que no ensino médio. Eles têm um interesse natural em atividades eruditas e demonstram, como fazem os outros NFs, uma facilidade notável com linguagem. Geralmente eles ouvem um chamado para eles adentrarem o mundo para ajudar os outros, e eles parecem prontos para fazer os sacrifícios pessoais envolvidos na resposta a este chamado, mesmo que isto signifique pedir aos seus amados que façam o mesmo.

No seu papel conjugal, Idealistas têm um profundo comprometimento com seus votos. Eles são leais aos seus companheiros e, enquanto possam sonhar com pastos mais verdes, se eles perderem-se nestes pastos eles logo localizam as urtigas. Eles gostam de viver em harmonia e eles seguem por grandes distâncias para evitar conflito interpessoal.Eles são sensíveis aos sentimentos dos seus parceiros e apreciam satisfazê-los, apesar deles poderem ter dificuldade em expressar interesse e afeição aberta e diretamente. INFPs agarram-se aos seus sonhos, e geralmente acham difícil reconciliar um conceito romântico e idealizado de vida conjugal com as realidades do conviver diário com uma outra pessoa. Mesmo nos melhores momentos, eles parecem temerosos de muita alegria conjugal, temerosos de que a felicidade atual possa ter que ser paga com sacrifícios posteriores. O diabo está certo de tomar a sua parte se alguém experimenta muito livremente da felicidade ou, no que diz respeito a este assunto, do sucesso, da beleza, da prosperidade ou do conhecimento. Esta convicção quase pré-consciente de que o prazer deve ser pago com dor pode causar um senso de mal-estar nos INFPs quando eles se casam; eles podem sentir que devem ser sempre vigilantes contra invasão, e podem por isso ter problemas em relaxar na felicidade do casamento.

Estes Defensores reservados e de fala mansa são ferozes defensores do lar e da família – seu lar são de fato seus castelos. Como pais, eles são devotados ao bem estar de seus filhos, tratando-os com grande compaixão e adaptabilidade. Eles vão frequentemente dar aos seus filhos voz nas decisões da família – até que o sistema de valores deles seja violado. Elas muitas vezes dão aos seus filhos uma só voz nas decisões familiares - até que seu sistema de valores é violado. Então eles não arredarão o pé e não vão se mover de seus ideais. A vida com um pai Idealista vai seguir harmoniosamente por longos períodos, até que um ideal seja pisado. Então eles irão resistir e insistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário