terça-feira, 13 de julho de 2010

Inveja

Falar sobre inveja parece uma daquelas coisas bem bairro, ralé, gentinha (ou gentalha). Parece aquela coisa de que TODO MUNDO sabe falar alguma coisa, todo mundo tem uma opinião (e que claro, sempre é péssima), e que absolutamente não acrescenta nada pra quem ouve e nem quem diz. E isso é tudo verdade. O assunto é chato, desagradável, de baixo q.i., tipo "não sobrou nenhum outro assunto para comentar", ou "somos seres alienados que não sabemos fazer outra coisa". Com tudo isso, ainda assim é um assunto que vira e mexe está em voga, e retorna feito fênix. Mesmo que já se tenha esgotado TUDO o que se possa falar sobre o mesmo.

E eu, sabendo de tudo isso, retorno ao assunto, meio por frustrações, que aliás todos nós passamos, meio por aquela pequena comichão que todos nós seres humanos temos com relação ao tema.

Inveja.

Sou vítima da inveja. Não queria resumir o meu problema a um simples "me colocaram olho gordo" ou "as pessoas tem inveja de mim", "o que vc sente é despeito", ou ainda "preciso me benzer". Continuo achando isso tudo muito pouco nobre, muito gentinha, muito anticietífico, pouco creditável.

Mas não há muito o que falar. gente! Até o meu irmão sente inveja de mim. Às vezes me acho louca por pensar que de certa forma até minha mãe gosta de me ver me ferrando. Já peguei ela rindo em situações que não caberiam sorriso, já vi minha mãe ficar séria quando eu contava uma novidade boa, de algo realmente importante pra mim. Isso é uma coisa muito séria.

Meu irmão me sabota, não me ajuda, me despreza, não responde quando eu pergunto, meu pai é um duas caras e me inveja por eu ter estudado mais que ele. Minhas primas me invejam por eu não ser forçada a trabalhar, igualmente algumas tias. Meus colegas de faculdade me invejam por eu ter senso de realidade diverso do convencional e por ser visionária como os professores mais aclamados. Mulheres sentem inveja por eu ser loira, etc etc etc...

Eu já não sei o que fazer... Robert Greene em seu As 48 Leis do Poder, tem boas soluções para evitar isso, mas, como faço para ELIMINAR algo que já se instalou? Aceito? Mudo de cidade? Pinto os cabelos de castanho, me omito e escrevo tudo o que penso no blog?

Sei lá...

Só sei que eu ainda quero muito mais. Não vou deixar de conseguir as coisas porque os outros tem inveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário